Páginas

28 de agosto de 2013

Faça você mesma: Caderno de Organização

Olá Galera!
Hoje venho falar de ORGANIZAÇÃO! Quem nunca teve problema com organização? ou, quem nunca esqueceu de fazer algo que era importante? Já ficou perdida com muitos trabalhos e tarefas pra fazer? Pois é, até agora não conheci ninguém que não tivesse algum problema com isso,por menor que seja. Vasculhando na net, encontrei muitas pessoas adotando esse método para se organizar, facilitando sua vida pessoal, profissional, afazeres domésticos, trabalho ou de acordo com a sua necessidade. Foi ai que resolvi tentar. Fui fazendo as divisórias conforme minha rotina, necessidades e interesses, vou explicar direitinho pra vocês.
Fui na papelaria e comprei:
- Caderno pequeno com 96 folhas
- Bloco de notas colorido
- Adesivos de Marcadores de Paginas
 Olhem como ficou:

O intuito é passar todo dia por cada divisória, assim você se mantém na rotina e não esquece de nada.
 As minhas divisórias foram:
  • Caixa de entrada
  • Tarefas
  • Estudar
  • Finanças
  • Minha lista
  • Saúde

- Caixa de entrada: Onde eu escrevo tudo que é importante; O que devo fazer mas não precisa ser no exato momento. Também posso escrever coisas básicas, como anotações, telefones, downloads, compromissos.

- Tarefas: Eu anoto o dia e tudo que tenho que fazer naquele dia, por exemplo:
> 28/08/13 : lavar o cabelo, fazer a unha, escanear fotos, etc..
 E depois risco tudo que já fiz, para ter noção do que fiz e do que ainda falta.

Estudar: Escrevo aqui todos os meus trabalhos, o que tenho que estudar, dias de provas, para não me perder e chegar na aula e pensar "tinha prova?" rs bom isso nunca aconteceu mais prevenção sempre é o melhor remédio.

- Finanças: Aqui eu escrevo tudo a respeito do meu dinheiro. Na primeira folha eu tenho escrito assim: > Agosto: Inicio: Meu dinheiro no inicio do mês
             Final: Meu dinheiro no final do mês
E assim por diante, tendo todos o meses, assim eu tenho noção do quanto eu gasto, e do quanto sobra. Também tenho anotado minhas dividas, parcelas em cartão, como se fosse uma "fatura" por exemplo:
> * Celular: 729,00 R$ ÷ 5 x = 145,80 R$
- Agosto:
OK
- Setembro:
- Outubro:
- Novembro:
- Dezembro:
E coloco OK nos meses que já foram, assim tenho ideia do que paguei e de quanto tempo ainda falta. Essa dica é uma boa, pois assim dar pra ter uma noção melhor do que já posso comprar no mês que vem.

- Minha lista: Acho que todo mundo tem um pouco disso na cabeça mesmo sem saber de fato o que é... Lista de compras, quem nunca? hehe Bom aqui eu anoto minha lista de comprinhas, só que tem um porém se eu for comprar tudo que eu quero eu vou a falência! Usando o método de divisão e saber moderar no "querer não é poder" rs dividi assim:
> Necessidade x Desejo
Ai eu anoto o que eu realmente preciso, e o que eu realmente desejo. Quando eu for as compras eu posso saber moderar em, comprar o que eu preciso mais também comprar o que eu desejo pra nenhum dos lados ficarem chateados e nem eu haha

- Saúde: Bom, estou tentando me adaptar a uma alimentação mais saudável, consequentemente perder uns kg também. A cada dia vejo que isso é questão de se regrar, e ter uma alimentação balanceada de tudo um pouco e principalmente com horários. Essa divisão ainda está em processo de construção, pretendo passar na nutricionista para ter uma alimentação mais regrada. Mas por enquanto eu faço assim:
> Horário da alimentação:
- 7:30H Desejum
           - 9:30H Café da manhã
 -13:00H Almoço
      - 16:00H Lanche (1)
- 19:00H Jantar
     - 21:00H Lache (2)
O intuito de regrar horário e ter mais que 3 refeições por dia é, dividir as refeições comendo de tudo um pouco e se satisfazendo.
E você também pode regrar horários de exercícios físicos, não faço academia, porém achei uns videos no youtube que mostra como fazer exercícios da academia em casa, e isso já ajuda bastante para se exercitar e sair da preguiça (tenho um problema sério com isso, que ainda ta em processo de adaptação rs)

Minhas divisórias foram essas conforme minha rotina, mas você pode readaptar adicionando: Projetos, Sonhos, Rotina semanal, mensal, anual, Textos; inúmeras divisórias você pode criar de acordo com a sua rotina. 
Bom pessoal, essa foi  a dica de hoje, espero ter ajudado vocês! Beijo

/postado por: Lais Nunes <3


Um comentário: